Autismo

Vantagens e desvantagens de compartilhar o diagnostico de um Asperger

Foto: Reprodução

Quais as vantagens e as desvantagens de tornar o diagnostico de um Asperger publico?

Hoje iremos discutir sobre um tema que deixa muitas pessoas preocupadas, quando um membro de sua família é diagnosticado com a Síndrome de Asperger.

Nos tempos atuais o Asperger, é classificado como sendo o grau mais leve dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), e tem como principais características uma dificuldade na interação social e ainda alguns problemas motores.

Porém estes individuos podem ter uma vida bem próxima do “normal”, já que possuem suas capacidades de desenvolvimento dentro ou até mesmo acima da média da população como um todo.

Quando um individuo é diagnosticado com o TEA, a primeira reação de seus familiares é uma sensação de luto, algo que já abordamos por aqui.

Essas familias sentem que esse individuo, nunca poderá ter uma vida comum, como qualquer outra pessoa que viva no mundo, em partes estes familiares estão corretos!

Isso porque uma pessoa que seja Asperger, terá que conviver pelo resto de sua vida com as características vindas do transtorno, mas não é isso que faz com que essas pessoas não consigam ter uma vida comum, como qualquer outro!

O que acontece muitas vezes é que essas famílias ao saberem do diagnostico deste individuo, acaba o protegendo excessivamente, algo  que  o “priva” de aprender a viver no mundo que o cerca, e desta forma acabam tendo uma vida não tão “comum”, como deveriam!

Mas o tema do artigo não é esse, acreditamos que a divulgação do diagnostico do Asperger é algo bem restritivo e pessoal de cada família!

As vantagens em compartilhar a informação com outras pessoas, seria uma maneira de explicar alguns comportamentos que possam fazer o individuo ser visto como “estranho” pela sociedade.

Porém esta mesma vantagem, acaba se tornando uma desvantagem, principalmente para o próprio individuo em questão, se antes essas pessoas o achavam “diferente”, agora elas tem certeza disso e nunca mais o olharam com os mesmos “olhos”.

Desta forma concluimos dizendo que o melhor seria o diagnostico jamais ser revelado para o publico em geral, a informação deve ficar entre familiares próximos, para evitar julgamentos desnecessários!

E para você qual seria a melhor alternativa? Compartilhar ou não sobre o diagnostico?

Caso encontre erros, por favor nos avise, que os corrigimos assim que possível!
FernandoAzevedo

Recent Posts

Fui diagnosticado com autismo, devo apresentar o laudo no trabalho?

Se você descobriu recentemente que é autista, pode estar se perguntando se deve compartilhar o…

5 meses ago

¿Cómo es salir con una persona autista?

Cómo es tener una relación con una persona autista: Consejos y Experiencias Tener una relación…

11 meses ago

Como é namorar uma pessoa autista?

Como é Namorar uma Pessoa Autista: Dicas e Experiências Namorar alguém é uma jornada emocionante,…

11 meses ago

¿Pueden los autistas vivir solos?

¿Pueden los autistas vivir solos? Descubre cómo se relaciona el autismo y la autonomía El…

11 meses ago

Autistas podem morar sozinhos?

Autistas Podem Morar Sozinhos? Descubra Como o Autismo e a Autonomia se Relacionam O autismo…

11 meses ago

¿Por qué las personas autistas tienen dificultades para aprender cosas simples?

La educación y el aprendizaje son una parte importante de la vida, pero para las…

12 meses ago