Autismo

Por que autistas tem dificuldades em seguir regras?

Saiba porque autistas enfrentam dificuldades em seguir regras e ainda como ajuda-los com isso!

Faz algum tempo que não aparecemos por aqui, mas voltamos com um tema bastante interessante e que certamente chama atenção de pessoas que lidem com outras que tenham algum grau do autismo em suas vidas.

Os autistas tendem a terem dificuldades em seguir regras, algo que faz muitos deles serem vistos como pessoas teimosas e por vezes até mesmo arrogantes, a depender da situação que estejam inseridas.

Essa persistência em algo e a dificuldade de seguir aquilo que foi pré-estabelecido, porém, pode ir além de uma rebeldia ou ainda teimosia como citado antes.

Claro que é sempre bom lembrar, que nem todo autista tem dificuldade em seguir regras e ainda compreende-las. Porém, para o caso daqueles que a possuem, segue alguns motivos abaixo:

Os autistas podem ter dificuldades em seguir regras por causa das características associadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Algumas dessas características podem incluir:

  1. Dificuldades de comunicação: Autistas podem ter dificuldades em entender as instruções e expectativas verbais. Eles podem precisar de informações mais concretas e específicas para entender as regras.
  2. Hipersensibilidade sensorial: Algumas pessoas autistas são hipersensíveis a estímulos sensoriais, o que pode tornar difícil para eles seguir regras que envolvem contato físico, barulho alto ou mudanças repentinas no ambiente.
  3. Dificuldades de processamento: Autistas podem ter dificuldades em processar informações rapidamente, o que pode tornar difícil para eles entender as regras e segui-las em tempo hábil.
  4. Interesses e comportamentos restritos e repetitivos: Autistas podem ter um foco muito intenso em seus próprios interesses e rotinas, o que pode tornar difícil para eles desviar a atenção desses comportamentos e seguir as regras.
  5. Ansiedade e estresse: Autistas podem ter dificuldades em lidar com situações novas ou imprevisíveis, o que pode aumentar a ansiedade e o estresse ao tentar seguir as regras em um ambiente desconhecido.

No entanto, com a ajuda de adaptações adequadas, apoio e compreensão, as pessoas autistas podem aprender a seguir regras de maneira mais eficaz.

Como ajudar autistas a seguirem regras?

Agora que temos um pouco de conhecimento dos motivos que fazem com que muitos autistas tenham dificuldades em seguir regras, podemos citar algumas dicas que podem ajuda-los a segui-las de maneira mais eficaz.

Seguem algumas dicas de como ajudar um autista a seguir regras:

  1. Seja claro e consistente: Autistas geralmente se beneficiam de regras claras e consistentes, que são comunicadas de forma direta e sem ambiguidade. As regras devem ser simples e fáceis de entender.
  2. Explique o propósito das regras: É importante que os autistas entendam o propósito das regras. Quando eles compreendem o motivo por trás de uma regra, podem ser mais propensos a seguir ela.
  3. Use exemplos concretos: Para autistas, exemplos concretos podem ajudá-los a entender melhor uma regra. Use situações específicas para ilustrar as regras e como elas se aplicam.
  4. Permita alguma flexibilidade: Nem sempre as regras são aplicáveis ​​em todas as situações, portanto, permita alguma flexibilidade quando necessário. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade associada a seguir as regras.
  5. Dê tempo para processar: Autistas podem levar mais tempo para processar informações, portanto, dê tempo para eles processarem as regras e pergunte se eles entenderam.
  6. Use recursos visuais: Para autistas, recursos visuais podem ajudar a tornar as regras mais concretas e tangíveis. Use imagens ou diagramas para representar as regras.
  7. Use reforço positivo: Reforço positivo pode ser uma forma eficaz de incentivar o cumprimento das regras. Certifique-se de elogiar quando as regras são seguidas e recompensar comportamentos positivos.
FernandoAzevedo

Recent Posts

Fui diagnosticado com autismo, devo apresentar o laudo no trabalho?

Se você descobriu recentemente que é autista, pode estar se perguntando se deve compartilhar o…

5 meses ago

¿Cómo es salir con una persona autista?

Cómo es tener una relación con una persona autista: Consejos y Experiencias Tener una relación…

11 meses ago

Como é namorar uma pessoa autista?

Como é Namorar uma Pessoa Autista: Dicas e Experiências Namorar alguém é uma jornada emocionante,…

11 meses ago

¿Pueden los autistas vivir solos?

¿Pueden los autistas vivir solos? Descubre cómo se relaciona el autismo y la autonomía El…

11 meses ago

Autistas podem morar sozinhos?

Autistas Podem Morar Sozinhos? Descubra Como o Autismo e a Autonomia se Relacionam O autismo…

11 meses ago

¿Por qué las personas autistas tienen dificultades para aprender cosas simples?

La educación y el aprendizaje son una parte importante de la vida, pero para las…

12 meses ago