Autismo

Criança que demora para andar pode ter autismo?

Descubra se a demora para andar pode ser um sinal que criança tenha autismo

Toda mãe e todo pai, sempre que tem seus bebês, anseiam para que eles e elas cresçam fortes e saudáveis e um dos momentos mais marcantes no desenvolvimento de uma criança é quando ela dá seus primeiros passos.

O inicio da caminhada de uma criança é sempre muito aguardado pela família, mas às vezes, a demora para andar acaba causando preocupação.

Muitos pais vendo que seus filhos e filhas estão demorando mais que o considerado normal para andar, começam a se preocupar com o desenvolvimento da criança.

Alguns pensam até mesmo que a criança tenha algum problema de saúde que esteja a impedindo de andar no tempo previsto, é a partir disso, que uma jornada é iniciada para que se possa tentar descobrir qual é a causa do atraso no inicio do caminhar dessas crianças.

Com quanto tempo é normal uma criança começar a andar?

Muitos pais como dito acima, não veem a hora que os filhos e filhas comecem a andar pelas próprias pernas e com o avanço dos meses, a ansiedade cresce a cada novo dia. Isso aumenta ainda mais quando a criança começa a ficar de pé sozinha e ainda a engatinhar, mas na verdade não existe um tempo certo para que uma criança comece a andar.

Geralmente crianças começam a andar, logo que começam a ficar de pé e engatinhar, algo que costuma ocorrer entre os 9 meses a 1,5 anos de idade.

Quando a criança ultrapassa esse tempo, o sinal de alerta já é acendido pelos pais que passam a pensar qual pode ser o problema que esteja atrapalhando que a criança caminhe como as demais.

Quando uma criança demora para andar, pode ser sinal que ela é autista?

Essa pergunta é comum entre pais que estão preocupados com o desenvolvimento de suas crianças que estão demorando acima do tempo médio considerado normal para que possa começar a andar, geralmente a suspeita do autismo surge quando esses pais já descartaram outras possibilidades que estejam dificultando o inicio da caminhada em seus filhos/filhas.

A possibilidade da criança ser autista costuma ser colocada em evidência a partir do momento, que problemas físicos foram descartados e quando nenhum problema neurológico foi localizado após uma verdadeira bateria de exames.

A chance da criança ser autista costuma assustar muito esses pais que não tem conhecimento o suficiente sobre o transtorno que ainda hoje, é visto com muito preconceito pela sociedade.

Mas de fato, o autismo pode ser a causa da demora para que a criança comece a andar. Geralmente crianças que tenham algum grau do autismo, tendem a terem dificuldades para começar a andar.

Algo que costuma ser causado por dificuldades motoras, que costuma ser uma das características clássicas de quem possua algum grau dos transtornos hoje em dia classificados como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Como o autismo não é detectável por meio de exames, os pais que começarem a suspeitar que o transtorno seja a causa na demora da criança começar a andar precisam procurar profissionais especializados no autismo para que possam confirmar, ou não a suspeita sobre o TEA.

Meu filho é autista, como ajuda-lo a andar?

Caso o diagnostico de autismo seja confirmado, os pais precisam contar com alguns profissionais para ajudar a criança a se desenvolver e consequentemente começar a andar sozinha. Geralmente é formada uma rede de apoio a criança, composta por profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e ainda psicólogos e neurologistas que trabalham em conjunto para que a criança consiga se desenvolver o melhor possível.

Sempre é bom alertar, que crianças autistas são tão capazes, quanto crianças vistas pela sociedade como ‘normais’, a diferença é que elas tem um tempo diferente para que possam se desenvolver, por isso, pais e mães de crianças autistas precisam ser acima de tudo, pacientes!

FernandoAzevedo

Recent Posts

Fui diagnosticado com autismo, devo apresentar o laudo no trabalho?

Se você descobriu recentemente que é autista, pode estar se perguntando se deve compartilhar o…

5 meses ago

¿Cómo es salir con una persona autista?

Cómo es tener una relación con una persona autista: Consejos y Experiencias Tener una relación…

11 meses ago

Como é namorar uma pessoa autista?

Como é Namorar uma Pessoa Autista: Dicas e Experiências Namorar alguém é uma jornada emocionante,…

11 meses ago

¿Pueden los autistas vivir solos?

¿Pueden los autistas vivir solos? Descubre cómo se relaciona el autismo y la autonomía El…

11 meses ago

Autistas podem morar sozinhos?

Autistas Podem Morar Sozinhos? Descubra Como o Autismo e a Autonomia se Relacionam O autismo…

11 meses ago

¿Por qué las personas autistas tienen dificultades para aprender cosas simples?

La educación y el aprendizaje son una parte importante de la vida, pero para las…

12 meses ago