Autismo

Como será para um Asperger lidar com a quarentena contra o novo coronavírus?

Isolamento social promovido contra o novo coronavírus afeta a vida de quem tem Asperger?

Faz algum tempo que não aparecemos por aqui, mas em tempos onde não se fala em outra coisa que não seja na pandemia do novo coronavírus, resolvemos trazer um conteúdo interessante por aqui.

Será que o isolamento social que vem sendo promovido pela grande maioria dos países, como maneira de conter o avanço do novo coronavírus que já causou a morte de milhares de pessoas em todo o mundo afeta de algum modo a vida de pessoas que possuem a Síndrome de Asperger?

Nunca é demais lembrar que atualmente a Síndrome de Asperger é classificada como o grau mais leve dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), suas principais características ficam por conta de dificuldades na interação social e ainda alguns problemas com a coordenação motora.

Como se vê nessa definição básica daquilo que é a Síndrome de Asperger, é possível ver que a interação social por si só já é um problema na vida de quem possui este transtorno.

Mas será que o isolamento social muda a vida destas pessoas de algum modo? Apesar de quem possui o Asperger em sua vida, viver praticamente o tempo todo em isolamento social, sim, existem coisas as quais o isolamento agora comum a todos altera na vida destas pessoas.

Como dito acima, um Asperger tende a viver isolado das outras pessoas, não por não gostar de estar em meio a elas. Muitos até gostam e tentam se enquadrar em algum segmento da sociedade, mas muitos acabam não conseguindo e assim se tornam pessoas solitárias.

Outros até gostam da solidão e evitam ao máximo o contato com outras pessoas, porém, apesar de tudo, ainda sim estas pessoas vivem em sociedade.

Dizemos isso, porque, queira ou não, o ser humano por si só não é nada, digamos que um Asperger viva exatamente como citamos acima e passe a maior parte do tempo sozinho.

Em tese, ele não deveria se sentir incomodado com o isolamento o qual vem sendo promovido como forma de tentar combater o avanço da pandemia do novo coronavírus que tem deixado o mundo todo em estado de alerta.

No entanto, ainda sim, essas pessoas tendem a se incomodarem, isso porque, como dito acima, o ser humano não consegue viver totalmente avulso do resto do mundo.

Sempre precisamos manter contato com alguém, no caso de um Asperger, ele tende a manter contato com seus familiares e ainda seguir alguns rituais que fazem parte de sua rotina.

É exatamente essa rotina que tende a fazer com que essa quarentena proposta pelos governos, possam afetar, e muito a vida dessas pessoas.

Imagine-mos que por ventura, um Asperger tenha uma determinada rotina a qual ele caminhe diariamente por 10 KM numa determinada região.

Agora imaginemos que de uma hora para outra, ele precise deixar esse costume, que é parte de sua rotina de lado.

Tudo isso, tende a deixar essas pessoas altamente estressadas, algo que pode contribuir para as difíceis e temidas crises nervosas.

O melhor a ser feito neste momento, onde ficar em casa, se tornou quase que uma obrigação é buscar tentar manter a mente ocupada ao máximo.

No caso de um Asperger, é preciso tentar encontrar alguma alternativa para algo que ele adotava em sua rotina e que precisava ser realizada naquilo que iremos chamar por aqui de modo grosseiro, como Mundo Exterior.

Esperamos ter contribuído de algum modo para seu entretenimento, e o convidamos para relatar nos comentários como tem sido estar em isolamento social, sem nem mesmo poder sair de casa para absolutamente nada.

Além disso, ainda convidamos para que nos sugiram novos temas, o tempo sem publicações se devem ao fato de estarmos sem assunto que possam agregar algo ao leitor.

Diante disso, sua sugestão é mais do que bem vinda!

FernandoAzevedo

Recent Posts

Fui diagnosticado com autismo, devo apresentar o laudo no trabalho?

Se você descobriu recentemente que é autista, pode estar se perguntando se deve compartilhar o…

5 meses ago

¿Cómo es salir con una persona autista?

Cómo es tener una relación con una persona autista: Consejos y Experiencias Tener una relación…

11 meses ago

Como é namorar uma pessoa autista?

Como é Namorar uma Pessoa Autista: Dicas e Experiências Namorar alguém é uma jornada emocionante,…

11 meses ago

¿Pueden los autistas vivir solos?

¿Pueden los autistas vivir solos? Descubre cómo se relaciona el autismo y la autonomía El…

11 meses ago

Autistas podem morar sozinhos?

Autistas Podem Morar Sozinhos? Descubra Como o Autismo e a Autonomia se Relacionam O autismo…

11 meses ago

¿Por qué las personas autistas tienen dificultades para aprender cosas simples?

La educación y el aprendizaje son una parte importante de la vida, pero para las…

12 meses ago