Categories: Autismo

Como são os primeiros anos da vida de um Asperger?

Foto: Reprodução

Neste artigo iremos tentar falar como é que a vida de uma criança que seja portadora da Síndrome de Asperger, ou ainda de qualquer outro transtorno que é parte do Espectro Autista (TEA), vive seus primeiros anos.

Muito já foi falado por aqui que os “sintomas” mais comuns do Asperger ou simplesmente TEA de grau leve, como é denominado atualmente é a dificuldade na interação social e ainda alguns problemas de coordenação motora.

Já falamos também sobre a grande importância de um diagnostico precoce ser realizado para que desta forma a criança tenha o melhor “suporte” possível para enfrentar todas as dificuldades que certamente cercaram a sua vida.

Esse diagnostico precoce seria ideal de acontecer até os 3 anos de idade da criança, porém isso quase nunca ocorre, visto que existem poucos médicos especializados no assunto em nosso país.

Tudo isso contribui para que essas crianças “sofram” muito mais do que deveriam. Simplesmente por serem incompreendidas ate mesmo por seus familiares.

Os primeiros anos de uma criança com o TEA são marcados por alguns fatores que serão listados abaixo e que podem contribuir para que um diagnostico precoce seja executado com sucesso:

  1. Crianças de 2 a 3 meses que possam vir a serem autistas, geralmente não fazem contato com os olhos. Característica essa que é uma das “marcas” do TEA.
  2. Dos seus 6 meses ate 8 meses de idade, a criança não sorri, mesmo que seja estimulada para isso ocorrer.
  3. Dos 8 meses até cerca de 1 ano a criança simplesmente não acompanha sua mãe, ou ainda seu cuidador, quando este se afasta do local onde a criança esteja.
  4. Dos 9 meses aos 1,5 anos geralmente crianças com tendências do TEA, tem dificuldades de dizerem suas primeiras palavras e ainda tendem a não lançarem os braços em direção a mãe, quando a mesma esta por perto.
  5. Do 1º ano em diante a criança simplesmente não responde ao estimulo de ser chamada pelo nome, ou ainda não executa tarefas simples, como dar tchau, quando é estimulado pelo adulto.
  6. Com 1,5 ano ainda não falou nenhuma palavra que seja compreendida.
  7. Aos 2 anos a criança ainda possui dificuldades na fala e não consegue formar palavras com começo, meio e fim.

Claro que esse sinais citados acima variam muito de criança para criança, visto que o TEA tende a ser um transtorno bem peculiar de caso a caso. Não existe um portador do TEA que seja igual o outro.

Cada um deles possui suas próprias características, mesmo que esses sejam parecidos em alguns fatores padronizados do Espectro Autista.

Mas vale lembrar que o Asperger ou simplesmente TEA, pode ser descoberto apenas com um grande grau de observação por parte dos país.

Crianças com TEA, além das características citadas acima, tendem a terem dificuldades para começar a andar e geralmente não seguem regras a elas estabelecidas.

Outra coisa importante e crucial de ser lembrada é que crianças com TEA possuem uma memória extremamente boa e assim  podem carregar consigo, algum “trauma” de seus primeiros anos por toda sua vida. Com isso tudo o melhor a ser feito é tentar compreender a criança a seu modo.

Pois estes pequeninos portadores do Asperger ou ainda de qualquer outro transtorno do TEA, tendem a já perceberem que não são “normais” e assim já começam a vida sofrendo.

Claro esse ultimo parágrafo é baseado em um caso bem particular que este que escreve tem conhecimento. Mas acredito que seja assim com a maioria dos outros. Espero que tenham gostado deste artigo e se puder deixar sua contribuição para que o livro “O ANTISSOCIAL” ser publicado clique no link abaixo.

A historia do livro é uma historia de superação de um jovem com traços do TEA que se desenvolve, conforme é desafiado por fatores externos, que faz com que ele não se sinta tão “diferente” do resto da sociedade que o cerca.

Apoie O ANTISSOCIAL:

http://catarse.me/livrooantissocial/

FernandoAzevedo

Recent Posts

Fui diagnosticado com autismo, devo apresentar o laudo no trabalho?

Se você descobriu recentemente que é autista, pode estar se perguntando se deve compartilhar o…

5 meses ago

¿Cómo es salir con una persona autista?

Cómo es tener una relación con una persona autista: Consejos y Experiencias Tener una relación…

11 meses ago

Como é namorar uma pessoa autista?

Como é Namorar uma Pessoa Autista: Dicas e Experiências Namorar alguém é uma jornada emocionante,…

11 meses ago

¿Pueden los autistas vivir solos?

¿Pueden los autistas vivir solos? Descubre cómo se relaciona el autismo y la autonomía El…

11 meses ago

Autistas podem morar sozinhos?

Autistas Podem Morar Sozinhos? Descubra Como o Autismo e a Autonomia se Relacionam O autismo…

11 meses ago

¿Por qué las personas autistas tienen dificultades para aprender cosas simples?

La educación y el aprendizaje son una parte importante de la vida, pero para las…

12 meses ago