Autismo

Como é a empatia na vida de um Asperger?

Foto: Reprodução

Como é a empatia na vida de um Asperger?

Hoje estamos trazemos um assunto, extremamente interessante para discutirmos, trata-se da empatia na vida de uma pessoa que tenha a Síndrome de Asperger em sua vida.

Como sempre fazemos, é bom lembrar que nos dias atuais a Síndrome de Asperger ficou conhecida como o grau mais leve dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Suas principais características são uma dificuldade na interação social e ainda alguns problemas motores.

Antes de falarmos sobre a empatia na vida de uma pessoas que seja Asperger, precisamos definir o que vem a ser “empatia”.

Segundo uma definição encontrada no dicionário, a empatia é a capacidade de um indivíduo em compreender emocionalmente um objeto, ou ainda a capacidade de projetar a personalidade de uma pessoa em um determinado objeto.

Em outras palavras, a empatia seria o ato de identificar aquilo que uma outra pessoa esteja sentindo em determinado momento, e ainda ter a capacidade de se colocar no lugar da pessoa naquela situação.

Como já deve ser de conhecimento de muitos que frequentam esse blog, pessoas que tenham o Asperger em suas vidas, possuem algumas dificuldades que os acompanham ao longo de suas vidas.

Uma dessas dificuldades, é exatamente o objeto chave da “empatia”, geralmente uma pessoa que seja Asperger, tem grandes dificuldades de identificar aquilo que um outro alguém esteja sentindo emocionalmente.

Geralmente estas pessoas tem dificuldades em identificar aquilo que o outro esteja sentindo em determinado momento, e assim podem acabar sendo taxados como pessoas frias, das quais não dão a mínima para os sentimentos dos outros!

A questão é que na realidade, um Asperger é tão capaz, como qualquer outra pessoa em demonstrar empatia por outra pessoa, o que ocorre as vezes é que essas pessoas demoram mais para entender o que o outro esteja sentindo!

Um conselho para quem convive com um Asperger, seria o de sempre deixar explícito aquilo que esteja sentindo, assim ele poderá demonstrar sua empatia, em determinada situação.

Conte-nos abaixo, um pouco que sabe sobre a empatia e ainda como é que lida com ela em suas vidas!

Em caso de erros no texto nos avise que os mesmos serão corrigidos o quanto antes!
FernandoAzevedo

Recent Posts

Fui diagnosticado com autismo, devo apresentar o laudo no trabalho?

Se você descobriu recentemente que é autista, pode estar se perguntando se deve compartilhar o…

5 meses ago

¿Cómo es salir con una persona autista?

Cómo es tener una relación con una persona autista: Consejos y Experiencias Tener una relación…

11 meses ago

Como é namorar uma pessoa autista?

Como é Namorar uma Pessoa Autista: Dicas e Experiências Namorar alguém é uma jornada emocionante,…

11 meses ago

¿Pueden los autistas vivir solos?

¿Pueden los autistas vivir solos? Descubre cómo se relaciona el autismo y la autonomía El…

11 meses ago

Autistas podem morar sozinhos?

Autistas Podem Morar Sozinhos? Descubra Como o Autismo e a Autonomia se Relacionam O autismo…

11 meses ago

¿Por qué las personas autistas tienen dificultades para aprender cosas simples?

La educación y el aprendizaje son una parte importante de la vida, pero para las…

12 meses ago