As diferenças entre um Asperger e um Autista de Alto Funcionamento

As diferenças entre um Asperger e um Autista de Alto Funcionamento

Foto: Ilustrativa

Quais as principais diferenças entre um Asperger e ainda um Autista de Alto Funcionamento (AAF)?

Já fizemos um artigo falando sobre o tema no passado, onde mostramos quais eram as principais diferenças entre o Asperger e o Autismo Clássico, desta vez iremos detalhar isso de um modo um pouco mais claro.

Para começarmos a fazer isso precisamos dar as características presentes em cada um dos transtornos, começando por aqueles que tenham o Asperger em suas vidas, geralmente estas pessoas tem grandes dificuldades em sua interação social e podem vir a ter problemas motores.

No caso de Autistas de Alto Funcionamento, estes costumam terem grandes dificuldades na interação social, porém tem poucas dificuldades motoras.

Um Asperger tem grandes chances de levar uma vida bem próxima daquilo que uma pessoa “normal” poderia ter, visto que estes indivíduos tendem a aprenderem a seguir alguns “padrões” impostos pela sociedade!

No caso de um Autista de Alto Funcionamento, a tarefa de se ter uma vida muito próxima do “normal”, tende a ser um  pouco mais dificultosa, visto que geralmente estas pessoas tem uma habilidade verbal mais limitada do que a de um Asperger.

Falando nesta habilidade verbal, este tende a ser um ponto crucial que separa um transtorno do outro, enquanto um Asperger tende a aprender a falar em muitos casos, antes do primeiro ano de vida, pessoas com Autismo de Alto Funcionamento, levam mais tempo, podendo aprenderem a formular suas primeiras frases ou palavras apenas entre os 3 e 5 anos de idade.

Outro ponto interessante a ser citado, é que geralmente pessoas que sejam Asperger tem uma capacidade maior de se colocarem no lugar de um outro alguém em determinadas situações (Empatia).

Autistas de Alto Funcionamento tendem a ter grandes dificuldades para imaginarem aquilo que o outro sente.

Por fim mais não menos importante, um Asperger e um Autista de Alto Funcionamento tendem a terem interesses por assuntos de um modo bem diferente entre si.

Enquanto um Asperger tende a se focar em apenas um assunto em específico, um Autista de Alto Funcionamento tende a se interessar por diversos assuntos diferentes e costumam ter mais curiosidades que uma pessoa que seja Asperger.

Diante de tudo que acabamos de citar dá para se ter uma certa noção entre as características entre um transtorno e outro, tentamos falar todas de um modo bem resumido, esperamos ter ajudado!

 

Caso encontre erros no texto, avise que arrumaremos assim que possível!

FernandoAzevedo