BREAKING NEWS

Porque um Asperger não consegue olhar nos olhos, durante conversas?

Foto: Reprodução

Olhar nos olhos durante uma conversa, pode ser um desafio e tanto para uma pessoa que tenha o Asperger em sua vida!

Hoje o artigo vai tratar sobre um assunto do qual é cotidianamente abordado por pessoas que tenham algum tipo de convívio com indivíduos que tenham o Asperger em suas vidas.

Como sempre realizamos, mais uma vez iremos lembrar que a Síndrome de Asperger nos dias atuais ficou mais conhecida como sendo o grau mais leve dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Sendo que essas pessoas que tenham o TEA, tendem a terem dificuldades na interação social e ainda podem apresentar alguns problemas motores, devido a uma “deficiência” em sua coordenação motora.

Porém fora isso, esses indivíduos podem levar uma vida bem comum, como qualquer outra pessoa “normal”.

Já é conhecido por aqueles que convivem com esses indivíduos que estes tem algumas características em sua personalidade que os diferem do resto das pessoas que vivem no mundo a sua volta.

Uma delas fica por conta da dificuldade de se ter um dialogo frente a frente com uma pessoa e manter um contato visual direto com  á mesma.

Isso geralmente ocorre, devido ao fato do Asperger se sentir desconfortável ao olhar para os olhos de seu interlocutor, esse desconforto tende a distrair essas pessoas.

E por conta disso, por vezes estes tendem a focar seu olhar em outras direções, algo que pode acabar incomodando a outra pessoa que esteja conversando com o Asperger naquele momento.

Para quem não sabe das “peculiaridades” que esses indivíduos tendem a terem em sua personalidade, acabam achando que o Asperger pode não estar totalmente interessado no assunto, ou ainda que esteja sendo “arrogante”.

Existem casos, nos quais essas pessoas até mesmo digam ao Asperger sobre o fato deles não as olharem nos olhos, durante uma conversa, isso acontece porque a grande maioria das pessoas vistas pelo mundo como “normais” tendem a conversarem olhando nos olhos uma das outras.

A questão de olhar nos olhos um do outro durante uma conversa, tende a transmitir mais segurança a pessoa que seja a ouvinte de determinada conversa, tanto que no quesito relacionamentos, a falta de troca visual, pode acabar levando a interpretação que uma das partes esteja escondendo algo.

Isso é um assunto bem relativo e complicado, para um Asperger é bem complicado ter que conviver com esse assunto, muitos conseguem manter o contato visual sem problemas, outros tem muitas dificuldades para o fazer.

Nosso conselho nestes casos é que esses indivíduos, busquem olhar na linha que fica acima dos olhos da pessoa, da qual esteja conversando, foque seu olhar na sobrancelha ou ainda na testa, ou nos cabelos.

Desta maneira a pessoa a sua frente, pensará que você esta olhando em seus olhos e ficará mais segura que você esta interessado no assunto que ela esta lhe dizendo!

Encontrou erros? Nos avise nos comentários que corrigiremos, assim que possível!

 

« »
1 Comments

    Marc

    Fevereiro 2, 2018 at 1:16 pm

    Essa é uma grande dificuldade. Sempre tive e não havia percebido. Até que um dia um amigo me perguntou o motivo de não olhar pra ele. Percebi nesse momento que não olhava mesmo nos olhos de ninguém… Fazem muitos anos desse evento e até hoje, não consigo contato visual. É muito desconcertante este contato.