BREAKING NEWS

A importancia da musica na vida de um Asperger

Foto: Reprodução

Como a musica pode ser uma ótima ferramenta na vida de um Asperger?.

Como prometemos no artigo anterior, hoje iremos tentar decifrar um pouco da relação que pessoas que tenham a Síndrome de Asperger possuem com a musica.

Para quem ainda não esta habituado com o Asperger, nunca é demais lembrar que ele se trata do grau mais leve dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Seus “portadores” tem características comuns entre si, sendo as de maior evidencia, uma dificuldade na interação social, e ainda alguns problemas com sua coordenação motora.

Outro ponto que vale ser lembrado, é que na maioria das vezes um Asperger tem uma inteligência acima da média da sociedade, conferindo a alguns titulo de grandes gênios em determinados pontos.

Mas voltando ao assunto do dia, a musica é algo muito comum entre todas as pessoas ao redor do mundo. Seja para se divertir, seja para ficar triste, seja para se acalmar, enfim.

A musica é algo que pode ser usado, com os mais variados fins e na vida de um Asperger ela não poderia ser diferente.

Geralmente estes individuos tendem a terem um gosto musical, um pouco “diferente”, algo que não deveria surpreender muito quem convive com essas pessoas que tem esse “diferencial”, como suas marcas registradas.

Muitos deles, tendem a gostarem de musicas mais pesadas, como rock, ou ainda coisas mais clássicas, como a própria musica clássica, Jazz ou qualquer outra coisa do gênero.

Outro ponto que tende a ser curioso nesta relação musica-Asperger, fica pelo fato destes indivíduos, ao ouvirem uma musica, não prestar atenção apenas na letra, como a maioria das pessoas o fazem, mas estes tendem a analisarem todo o conjunto da “obra”, como os arranjos ali tocados, instrumentos e tudo mais.

Isso poderia ser melhor explicado como os “padrões” nas coisas, que já citamos por aqui.

O ponto mais interessante da musica na vida de um Asperger, fica em seus momentos de crise, nos quais muitas vezes por mais que queiram se “controlar”, eles não o conseguem.

E é ai que a musica, pode ser um santo remédio. Ao ouvir algo que o indivíduo goste, ele tende a se acalmar mais e pensar melhor em suas atitudes.

Com isso a dica do dia é a seguinte, incentive seus filhos Asperger ou não a ouvirem musica, além dela ser boa para nossos, ouvidos, também pode ser um santo remédio para nossos “nervos”.

« »