BREAKING NEWS

Os gostos peculiares que alguns Aspergers tem na alimentação

Foto: Reprodução

Os Gostos peculiares que alguns Aspergers tem na alimentação:

Hoje o artigo será mais intimista e tocado em primeira pessoa.

Já falei algumas vezes por aqui sobre a alimentação de pessoas que tenham a Síndrome de Asperger que frequentemente pode ter diversas barreiras que deixam os familiares destas pessoas de cabelos em pé.

Isso porque uma pessoa Asperger tende a ter uma seletividade alimentar muito maior do que pessoas que são vistas pela sociedade como “normais”.

Nunca é demais lembrar que nos dias atuais o Asperger pode ser melhor definido como sendo o grau mais leve dos Transtornos do Autismo (TEA), sua principal característica é uma falta de “capacidade” de se manter uma interação social e ainda alguns problemas motores.

Fora isso um Asperger pode ter uma vida tão “normal” como qualquer outra pessoa, recebi algumas criticas por conta disso, mas não irei mudar meu pensamento sobre  isso.

Eu sei bem que um Asperger é sim normal, mesmo que alguém diga o contrario.

Até podemos ter algumas peculiaridades próprias, mas não deixamos de ser como qualquer outra pessoa, outro fato que faz pessoas criticarem é o fato de eu sempre salientar que um Asperger não gosta de ser visto como “diferente”, posso estar estereotipando a Síndrome, mas tenho certeza que 99% das pessoas que carreguem essa síndrome consigo, não gostam de serem vistas pelas outras pessoas como “estranhas”, “malucas”, ou simplesmente fora dos padrões da normalidade.

Bem deixando o desabafo de lado, vamos voltar ao tema do dia, a alimentação nestas pessoas que tenham o Asperger em suas vidas, tende a ser mais restrita por conta destes não gostarem muito das texturas que determinados alimentos apresentem. Cheiros, cores e diversos outros “probleminhas” que já foram citados neste artigo!.

Em troca de informações com outras pessoas que carreguem o Asperger em suas vidas, eu pude notar que muitos tem alguma preferencia em especifico por determinado alimento.

Vou me citar como exemplo, eu quando criança vivia apenas a base de Miojo, não comia absolutamente mais nada fora isso.

Aos poucos minha família foi introduzindo mais alimentos dentro do meu sagrado miojo de cada dia e aprendi a comer melhor.

A partir dai nasceu alguns gostos extravagantes que espero que mais alguns tenham.

Por exemplo eu gosto de comidas mais acidas, e por conta disso não pode faltar em minha dieta algo que eu possa usar um limão para deixar tudo mais “azedinho”. Vinagre também fica muito bem vindo em algumas coisas, que não citarei para não “chocar” muito.

O fato é que muitos Aspergers podem ter alguns gostos “diferentes” da maioria das pessoas e suas famílias deveriam aproveitar disso, para tentar introduzir alimentos em sua dieta.

Foi isso que fizeram comigo e hoje em dia como um pouco de tudo.

Bem até qualquer hora e digam para mim. Você tem também algum gosto peculiar em alimentos, ou sou só eu mesmo que sou “maluquinho”?.

« »
9 Comments

    Magda Schmitz Jacobi

    setembro 19, 2017 at 12:23 pm

    Engraçado meu filho tbm foi diagnosticado com asperger e ele tbm tem essa preferência por coisas mais azedas ou não tão doces e melequentas , ele pega a salada de folhas que faço seja rúcula ou alface e apenas chupa o limão ou vinagre que tem nela Quando tempero , tomate ele come bem e depende do dia ele aceita experimentar outras verduras. Obrigada pela sua partilha.

      FernandoAzevedo

      setembro 19, 2017 at 12:23 pm

      Legal saber que existem outros que tem esses gostos. Fico feliz em ajudar!.

      Sirlene Aparecida Magalhaes

      setembro 19, 2017 at 12:23 pm

      Já meu filho não gosta de comida molhada, como ele fala. Só come arroz e carne.

    Kamila Belli Leite

    setembro 19, 2017 at 12:23 pm

    Eu sei bem o que é isso! Meu filho vive so à base de bisnaguinha seven boys, arroz, coração de galinha e suco kapo de uva ou morango. Sofro muito com isso pq nao é em todo lugar que acho as coisas que ele tem costume de comer. Muito obrigada pelo seu post e. Com isso vou tentar introduzir outras coisas, apesar de que se ele sente o cheiro diferente ou alteracao na cor dos alimentos ele ja nao come mais.

    Juliana Souza

    setembro 19, 2017 at 12:23 pm

    Minha filha tem três anos e desde o ano passado procuro um diagnóstico, já li sobre várias coisas e a neurologista suspeita que tenha algum grau leve de autismo. Ela tem uma excelente capacidade motora, inclusive desenha muito bem pra idade dela, mas alguns problemas de interação social e na fala. E percebi que ela tbm tem gostos só dela de comida. Miojo, sopa de legumes e ovo são os preferidos. Ela não come carne a menos que “engane” no meio da sopa. E concordo com vc, se ela realmente tem algum grau de autismo ainda não fecharam o diagnóstico mas pra mim ela é uma criança normal só com um pouco mais de personalidade! 😉

    raquel

    setembro 19, 2017 at 12:23 pm

    meu menino adora miojo, só que cru… come somente alguns alimentos, adora pimenta e condimentos, e também comer algo doce seguido de um salgado, tipo queijo ralado e leite condensado

    Sandra

    setembro 19, 2017 at 12:23 pm

    Meu filho tem Foi diagnosticado com Asperger, ele tem 12 anos e concordo com você. Ele não gosta de ser tratado diferente de outras crianças. Inclusive ele até tenta manter uma certa distância de alguém que percebe ter hábitos exagerados em algum assunto ou coisa. Este lá dias ele falou não gosto do Lucas ele não para de falar de insetos 🐜. Aí falei e você não para de falar de carros 🚗.
    Quanto à alimentação tudo tem que ser seco.
    Para você ver ele é o único em casa que come farinha.
    Come pão puro ou cuscuz. Não consegue tomar o chocolate junto com o pão. Colocar arroz feijão e não colocar farinh não come 😞.
    Obrigada por compartilhar as esperiencias

    Ludmilla Ximenes

    setembro 20, 2017 at 12:23 pm

    Meu esposo nunca foi diagnosticado, sua comida geralmente é seca, e meu filho prefere molhado…

    Luciana Machado Martins

    setembro 25, 2017 at 12:23 pm

    Meu filho tem 4 anos, e foi diagnosticado com Asperger recentemente, e sua alimentação é bem seletiva, onde ele se recusa a provar muitas coisas. Vive a base de pão bisnaguinha com geleia de goiaba, banana, carne assada, suco de laranja e uva, macarrão alho e óleo, batata frita e leite com achocolatado, outros alimentos ele simplesmente diz: ECAAA.