BREAKING NEWS

Porque um Asperger vê padrões em tudo?

Foto: Reprodução

Porque um Asperger vê padrões em tudo?.

Esse é um questionamento bem interessante a ser realizado sobre pessoas que carreguem consigo a Síndrome de Asperger que hoje em dia é denominada como sendo o grau mais leve dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Quem convive com um Asperger, ou ainda é um, sabe bem que essas pessoas tendem a verem padrões nas coisas a suas voltas. E também podem usar certos padrões de fala. E ainda em sua postura, seja ao sentar, ou ainda durante uma caminhada.

Esse padrão nas coisas é algo bem interessante que acontece com esses indivíduos. Isso porque quando um Asperger foca sua atenção para determinado objeto a sua volta. Ele tende a procurar outros objetos que sejam semelhantes a esse que viu primeiro.

Como exemplo podemos citar o numero de placas de carro, não são todos, mais alguns Aspergers tendem a perderem muito tempo olhando as placas de carro a sua volta.

Outro exemplo mais simples deste padrão nas coisas seria algo como buscar ver mais carros de um mesmo modelo por onde estiver andando naquele momento.

Essa “mania” de ver padrão nas coisas, pode ate mesmo atrapalhar o Asperger em uma conversa. Já que se algum objeto em especial chamar sua atenção, ele deixa de prestar atenção na conversa e tenta encontrar outras formas semelhantes naquele ambiente onde esteja.

Tais padrões não são exclusivos das coisas, mas podem ser procurados em pessoas também. Como por exemplo, ao ver uma mulher loira, o Asperger pode ficar procurando outras que também sejam loiras. Claro que esses exemplos estão muito estereotipados e não são todos os Aspergers que fazem isso. Mas se você vê padrão nas coisas, nos conte em que e como que isso influencia em suas vidas.

Existem vezes em que ao prestar atenção demais em algo não muito, importante você acaba perdendo algo que realmente seria relevante em sua vida?.

Comentem!!!.

« »
5 Comments

    jhaime

    agosto 29, 2017 at 12:12 pm

    Vejo que você pensa estar acima da compreensão. Não seria um padrão nesse seu mundo de faiz de contas?

      FernandoAzevedo

      agosto 30, 2017 at 12:12 pm

      Não penso estar acima de nada. E não vivo num mundo de faz de contas como citou em seu comentário. Esse blog é mantido com intuito de tentar ajudar pessoas que tenham o Asperger e queiram se entender melhor. Criticas construtivas são bem vindas.

    Juliana

    agosto 29, 2017 at 12:12 pm

    Perguntei pra minha filha, de 7 anos, Asperger e ela disse que gosta de ver padrão em tudo. Acha muito legal. E não acha que isso atrapalhe em nada. Mas ela é pequena, e não acredita que tenha dificuldade alguma. Se acha o máximo, e adora mostrar pras pessoas os padrões que encontra.

    Vilma Rodrigues

    agosto 30, 2017 at 12:12 pm

    Fantástico seu blog, tenho um filho aspie e seus textos são muito esclarecedores inclusive com questões bem práticas do nosso dia a dia com ele. Meu filho tem uma restrição alimentar muito grande e não aceita provar novos alimentos. Pode escrever algo sobre isso?

    Lessil

    agosto 30, 2017 at 12:12 pm

    Muito bom Juliana, mas é isso mesmo, me fez lembrar da minha infância !! Essa forma de ver padrão nas coisas são incríveis, nos ajuda em todas as áreas da nossas vidas que desempenhamos, de uma forma prática e rápida, o lado ruim é quando vemos injustiça, chega a ser horrível até chegarmos uma maturidade de vida. No mais tudo é incrível em todos os aspectos da vida, tudo para a gente “Asperger” é sempre uma novidade, como as coisas se combinam e ajustam.