BREAKING NEWS

Como é para um Asperger falar em público?

Foto: Reprodução

Quem tem acompanhado este blog e ainda convive com um indivíduo que sofra com a Síndrome de Asperger, deve saber que falar em publico, não é algo nada fácil para esses indivíduos.

Isso porque o Asperger tem como uma de suas principais características uma certa dificuldade na interação social.

E ao ter que falar em público estes indivíduos costumam ficarem muito estressados.

Geralmente precisamos falar em público em trabalhos escolares que são apresentados em grupo, ou ainda na defesa de tese de um trabalho de conclusão de uma universidade. E ainda também em reuniões de trabalho.

Em todos os casos citados, quando ganham conhecimento que terão que falar para um certo grupo de pessoas. Um Asperger tende a se sentir extremamente ansioso.

Isso porque eles tem medo de serem julgados por aqueles dos quais estarem presentes em sua apresentação.

Não que isso seja um fator exclusivo de um Asperger, existem muitas pessoas “normais” que tem grandes dificuldades em lidar com a fala em publico. Seja por insegurança no assunto, ou mesmo timidez.

O fato é que o Asperger, diferentemente destas pessoas, acaba criando um verdadeiro “monstro” diante daquele fato e pode assim acabar entrando em crise por conta disso.

Mesmo que estejam totalmente preparados para falar do tema do qual terão que abordar diante de uma plateia. Estes indivíduos tem medo de acabaram tendo aqueles famosos “brancos” que acontecem quando uma pessoa fica sob pressão.

Ou ainda acabar falando algo fora de contexto, ou se portando de maneira que para os outros pode aparecer como algo “estranho”.

Como se sabe, uma pessoa Asperger, tenta quase sempre se parecer o mais “normal” possível durante as mais variadas situações de suas vidas.

Já que a maioria destas pessoas não gostam de serem vistas pela sociedade como indivíduos “estranhos” ou “anormais” e essa “encenação” tende a ficar mais difícil de ser realizada, diante do fato de falar em publico, já que o Asperger esta sob pressão.

Claro que o contrario também pode existir, caso  o Asperger esteja 100% seguro sob aquele assunto, ele irá falar até mais do que deveria. Isso geralmente ocorre, quando falam de algo ligado a um de seus hiperfocos.

Geralmente ao falar de um assunto que seja de seu interesse, um Asperger acaba perdendo a noção de que os que o cercam, não são tão interessados como ele pelo tema.

E assim acaba ficando envergonhado na maioria das vezes por ter se mostrado “diferente” da maioria.

Uma  coisa é certa nisso tudo, seja você Asperger ou não, falar em publico é algo que mexe com a confiança de qualquer um.

O melhor conselho nestes casos, é você fingir que somente você esta naquele lugar, ou ainda tente focar em pessoas conhecidas que lhe traga confiança.

Fazendo isso, tudo tende a dar certo no final e a apresentação tende a ser um grande sucesso.

Fique ligado aqui no blog, amanhã falaremos o porque de alguns Aspergers acabarem repetindo “coisas” que ouvem outros dizendo e como que isso pode influenciar em suas vidas.

 

« »