BREAKING NEWS

Quais dificuldades um Asperger pode ter ao dirigir?

Foto: Reprodução

Hoje iremos tratar sobre um assunto que vem sendo discutido por alguns membros de um dos grupos do Facebook que este que vos escreve acompanha.

Trata-se sobre o fato de um Asperger poder ou não dirigir um carro e ainda conseguir tirar a sua habitação para tanto.

A resposta é positiva, uma pessoa Asperger pode sim tirar sua carteira de habilitação. Porém é claro que essa precisara passar por todas as etapas do processo de habitação. Estas etapas são:

  1. Avaliação Psicotecnica: Geralmente são feitos exames que avaliam as capacidades motoras, visuais e de atenção do candidato a novo motorista.
  2. Exame teorico: Uma prova teórica sobre as principais regras de transito existentes no código de transito regulador nacional.
  3. Exame pratico: Nesta etapa o futuro motorista, terá que mostrar suas habilidades de forma pratica ao ser avaliado por um técnico que julga se o candidato tem ou não capacidade de tirar a habilitação.

Uma das principais dificuldades que pode dificultar um destes processos citados acima, fica pela falta de coordenação motora que algumas pessoas que tenham o Asperger sofrem.

Sem habilidades motoras satisfatórias, é muito dicil que o avaliador aprove o indivíduo para que esse tenha sua habilitação e esteja apto a sair dirigindo por ai.

Outro assunto que tende a dificultar a um Asperger a capacidade de dirigir é a sua atenção que pode ser “perdida” facilmente.

Esses dois aspectos citados acima são os que fazem muitos não conseguirem ter seu direito de dirigir conquistado.

Mas não pensem que isso é apenas algo exclusivo de uma pessoa que tenha o Asperger ou qualquer outro tipo de transtorno mental.

Vale lembrar que ao dirigir você não coloca somente a sua vida em risca, mas a de outras pessoas também e é por isso que os critérios tendem a serem seguidos a risca.

Ao Asperger que deseja ter a sua habitação só lhe resta se preparar muito bem para passar em todas as etapas previstas por lei.

Passando em tudo e tendo conquistado a sua habilitação, este pode começar a dirigir por ai, sempre lembrando de tomar atenção redobrada para não se machucar e nem tão pouco machucar terceiros.

 

 

« »