BREAKING NEWS

Como é a amizade para um Asperger?

Foto: Reprodução/ Filme ADAM

 

Quem vive com uma pessoa que tem a Síndrome de Asperger sabe bem que estes indivíduos tem sérias “dificuldades” de conquistarem a amizade de outras pessoas.

Isso é algo que faz parte da essência daqueles que possuem algum dos transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Tudo isso ocorre pelo fato de  pessoas que sofram com o Asperger não conseguirem firmar “laços” com outras pessoas.

Não pelo fato de não querer ter amigos, mas por conta de não serem aceitos pelas pessoas das quais tentam se aproximarem.

Claro que um Asperger não viverá isolado do mundo por toda a sua vida e em algum momento dela ele deve conseguir firmar novas amizades.

Apesar de terem um número de amigos, extremamente reduzido se comparado com as pessoas tidas pela sociedade como sendo “normais”.

Pessoas que sofrem com o Asperger tendem a serem um dos melhores amigos que alguém pode ter por perto.

Isso porque, quando um Asperger considera uma pessoa confiável o bastante para chamar de seu “amigo”, estes tendem a serem extremamente “fieis” a essa relação e se colocam a disposição de seu amigo em todos os momentos. Até mesmo naqueles onde geralmente a maioria das pessoas se afastam.

Por causa desta fidelidade toda muitos Aspergers acabam sofrendo com a aproximação de pessoas “interesseiras”, que num primeiro momento se mostram “confiáveis” e assim conquistam a amizade do indivíduo.

Mas acabam se afastando do Asperger depois que este fez algo que ela “queria”. Esse fato é algo comum na vida de pessoas que sofrem com o Asperger, isso ocorre principalmente na idade escolar, já que geralmente esses indivíduos tendem a serem extremamente “aplicados” e absolvem com grande facilidade todo conteúdo escolar apresentado.

Como consequência disso, alguns menos “dedicados” acabam se aproximando do Asperger e se aproveitam da sua “inocência”, para pedirem favores que contribuam para seu próprio benefício.

Isso acaba fazendo com que o Asperger tenha ainda mais “medo” de tentar firmar amizades ao longo da sua vida, isso porque ele acredita que muitos apenas se aproximam dele por quererem se aproveitar de algo que possa fazer pelo outro. E não pelo fato de quererem ter alguém como um Asperger é por perto.

Uma pessoa que seja amiga de verdade de um Asperger vai saber entender todos os momentos deste indivíduo, seja quando ele estiver falando exaustivamente sobre algum de seus interesses específicos (hiperfocos), ou ainda quando este estiver frustrado por não conseguir realizar algo que queria muito.

Amigos de verdade devem ver o outro com admiração e buscar sempre ajudar sem querer nada em troca.

Para os Aspergers uma amizade tem isso como “filosofia” , porém nem sempre é isso que acabam encontrando na amizade de outros membros da sociedade.

Uma coisa é certa nisso tudo, um amigo Asperger é um amigo para toda uma vida, caso você saiba o valorizar!.

« »
1 Comments

    dulce

    agosto 8, 2017 at 11:36 am

    em Brasília existe um local para um aspeger possa frequentar trabalhar conhecer outros aspegers?