BREAKING NEWS

Porque um Asperger segue uma rotina?

Foto: Reprodução/ Filme O Contador

Quem acompanha de perto a vida de um Asperger, de um Autista ou ainda um indivíduo que tenha outro grau qualquer que seja parte dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), sabe bem que essas pessoas necessitam por natureza de terem uma rotina.

Essa rotina costuma ser seguida totalmente a “risca” por esses indivíduos que costumam ser bem “disciplinados” em suas “tarefas” diárias.

Não existem explicações científicas para esse fato, porém acredita-se que a tendência de um Asperger ter a necessidade de seguir uma determinada rotina, se dá ao fato destes indivíduos serem extremamente “racionais”.

Pessoas que sofrem com o Asperger costumam enxergar tudo a sua volta, buscando alguma “lógica” para que aquilo tenha sentido, e é pensando exatamente nisso que a rotina entra na vida destas pessoas.

Ao ter uma rotina bem definida a ser cumprida, o Asperger não precisa se preocupar com coisas que fujam a seu controle.

E é por isso também que quando por algum motivo qualquer, estes indivíduos precisem “quebrar” algum ritual integrante de sua rotina particular, costumam ficar bem frustrados ou até mesmo terem as temidas crises nervosas.

O apego por uma rotina definida vai começando bem cedo na vida de um Asperger, geralmente ela se dá com o inicio de sua vida escolar.

Onde estes pequenos costumam seguir uma rotina bem controlada, onde seguem de casa para a escola, da escola para casa e assim por diante.

A rotina vai começando a ser mais elaborada com o passar dos anos e assim o Asperger vai incluindo algumas “tarefas” a ele atribuídas, seja por seus familiares, ou ainda por conta da própria escola, trabalho e ainda de relacionamentos amorosos e com amigos.

Para familiares que não sabem bem como “disciplinar” uma criança que sofra com o Asperger, a inclusão de uma rotina bem “definida” em suas vidas é um ótimo caminho.

Visto que como dito acima, estes indivíduos enxergam a lógica em tudo e tendo como saber as coisas que necessitam fazer com “antecipação”, suas vidas se tornam mais simples.

Outro grande conselho, fica ao fato do Asperger ter que quebrar algum “ritual” de sua rotina.

Procure avisa-lo com antecedência sobre algo que precisa ser realizado que pode alterar suas tarefas de maneira temporária, isso ajuda para que o indivíduo não entre em “choque” por ser tirado de seu “próprio controle”.

« »
1 Comments

    Nara Avila Machado

    agosto 1, 2017 at 12:22 pm

    Sobre rotina, só depois do diagnóstico que fui entender o porquê de me filho ficar impaciente quando eu o informava de alguma mudança de planos “em cima da hora” , se mesmo sendo com pouca antecedência não era motivo pra ele ficar como ficava..Tudo se justificou nele depois que soubemos e nosso convívio melhorou 100%, pq antes disso foi muito tenso em alguns momentos. Quase enlouquecia com o comportamento dele..Hj ta tudo azul rs Estudo, leio, me informo e faço de tudo pra entender meu filho.