BREAKING NEWS

Porque Aspergers são tão sinceros?

Foto: Reprodução/WikiHow

O assunto hoje é algo que muitas pessoas que convivem com uma pessoa que sofra com a Síndrome de Asperger, ou ainda com algum dos outros graus dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) enfrenta.

Trata-se da sinceridade destes indivíduos, algo que para alguns é visto como uma “qualidade” e para outros como um grande “defeito”.

Isso porque geralmente os Aspergers tendem a serem sinceros em quase todos os assuntos.

Essa sinceridade excessiva pode acabar o colocando em “saias justa”, visto que existem situações nas quais não devemos usar de toda a sinceridade, para assim não magoar as pessoas das quais estamos tendo uma conversa, sobre determinado assunto “delicado”.

Mas isso nem sempre é notado pelo Asperger que pode acabar falando algo que ele mesmo nota que foi “inadequado” naquele momento e assim tende a sofrer com o fato de poder ter magoado o outro indivíduo com a sua “boca sem censura”.

Essa sinceridade “sem censura” pode acontecer,  por conta do Asperger dizer aquilo que esta pensando, sem ligar com o que isso pode ocasionar.

Porém existem pessoas que adoram essa sinceridade excêntrica nos Aspergers e acabam perguntando coisas a eles, das quais tem certeza de que os outros iriam inventar alguma “mentira”, afim de não magoar a pessoa em questão.

Geralmente isso ocorre, por exemplo em mudanças de visuais, onde alguém pergunta como esta. E a grande maioria das pessoas diz uma “mentirinha”, que a pessoa ficou bem com o novo visual, mesmo que tenha ficado ruim.

Já o Asperger, tende a dizer a verdade, mesmo que isso magoe o “ego” de seu interlocutor.

O problema maior desta sinceridade toda, fica em situações mais extremas, como no trabalho por exemplo.

Onde o Asperger ao ser envolto em determinado assunto, acaba dando sua opinião sobre algo, mesmo que essa seja contrária a ideia central do resto do grupo.

Causando certo desconforto em todos, e principalmente no próprio Asperger que tende a perceber no “ato” que falou mais do “deveria”.

Uma coisa é certa nisso tudo, a sinceridade é algo que faz parte da essência de um Asperger e estes precisam aprender a “controla-la” melhor para que assim não acabam causando “desconfortos” a outras pessoas por acabar sendo “indelicado” em determinado tema.

Para pessoas que perguntam algo e querem ouvir outra coisa, fica o recado. Um Asperger vai te falar a verdade, seja ela a que você quer ouvir ou não.

Então vamos usar aquele velho ditado, onde “Você diz o que quer e ouve aquilo que não quer!.

« »