BREAKING NEWS

Conheça as comorbidades que podem acompanhar o Asperger

Foto: Reprodução

Neste artigo iremos falar sobre alguns outros problemas dos quais uma pessoa que sofre com a Síndrome de Asperger, ou ainda com algum outro grau dos transtornos que compõem os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), pode vir a sofrer.

Já falamos aqui no blog, que é comum que alguns Aspergers tenham transtornos “auxiliares”, como a bipolaridade, TOC e ainda o TDAH.

Mas ainda existem outras “comorbidades” que podem surgir ou não ao longo da vida destes indivíduos.

Para quem não sabe uma comorbidade é algo que tenha uma relação direta com algo, ou coisa. Em outras palavras, seria um problema associado a outro.

As comorbidades mais comuns em uma pessoa que tenha o Asperger são as citadas a seguir:

  1. Transtorno de Processamento Sensorial (TPS): Este transtorno é muito frequente na maioria dos indivíduos que sofrem com algum dos graus do TEA. Para quem não tem conhecimento deste transtorno, ele seria uma grande sensibilidade sensorial, na onde o indivíduo se incomoda com ruídos altos, texturas incomuns, ou ainda com roupas ásperas.
  2. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): Segundo alguns estudos ao menos 60% dos casos de autismo em geral apresentam algum dos sintomas do TDAH. Para saber mais sobre o TDAH veja este artigo!.
  3. Ansiedade: A ansiedade é sem sombra de dúvidas uma das comorbidades mais presentes na vida de um Asperger, estes tendem a ficarem ansiosos com frequência, principalmente quando estão sob pressão!.
  4. Depressão: Outro problema relacionado bem frequente na vida de um Asperger. A depressão é um dos problemas mais perigosos que um indivíduo pode apresentar. Esta geralmente se manifesta pelo isolamento social que estes indivíduos acabam sofrendo ao longo das suas vidas.
  5. Dispraxia: Bem comum em muitos Aspergers a dispraxia faz com que o indivíduo sofra com uma certa “dificuldade” motora e pode por vezes se atrapalhar com coisas que aos olhos dos outros são “simples”.
  6. Bipolaridade: Não é muito comum, mas pode ocorrer e ser difícil separar o Asperger da mesma, visto que a bipolaridade é conhecida por ser um transtorno, onde o indivíduo pode ir de feliz a triste em segundos. Saiba mais sobre a bipolaridade!.
  7. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): Outro problema bem comum na vida de alguns Asperger é o fato deste se tornaram “compulsivos” por determinadas atividades, o que pode acabar evoluindo para os sintomas do TOC.
  8. Síndrome de Tourette: Essa síndrome é um tanto desconhecida do público é tem como característica principal a “necessidade” do indivíduo em ter tiques vocais, ou ainda motores.

Ainda não se sabe ao certo o que  causa estes transtornos “adicionais” em pessoas que sofram com algum dos graus do TEA.

Uma coisa é certa nisso tudo, é necessário que se consiga separar os sintomas do próprio Asperger, ou ainda do TEA em geral das comorbidades existentes.

Para que assim o indivíduo tenha o melhor tratamento possível para que assim consiga uma vida mais próxima da “normalidade”.

« »
4 Comments

    Paula Tippa

    julho 21, 2017 at 12:36 pm

    Algumas comodidades podem ser atribuídas ao uso contínuo de remédios usados para conter sintomas do autismo?

      FernandoAzevedo

      julho 21, 2017 at 12:36 pm

      Preciso dar uma pesquisada no assunto e em breve te respondo por aqui!. Ok

    Paula Tippa

    julho 21, 2017 at 12:36 pm

    Algumas medicações para o uso de comorbidades para o autismo podem ser causadoras de outras comorbidades?

      FernandoAzevedo

      julho 21, 2017 at 12:36 pm

      Dei uma pesquisada no assunto e pelo que vi, medicamentos não interferem na aparição de outras comorbidades, até porque estes são usados para conter que determinado “sintoma” apareça. Contudo somente um especialista poderá te dizer ao certo, se pode ou não influenciar em algo. Aconselho que busque ajuda de um psiquiatra ou ainda neurologista, estes profissionais, tendem a saberem mais sobre o Autismo como um todo!.