BREAKING NEWS

Porque Aspergers tem dificuldades de aprender tarefas “simples”

Foto: Reprodução

Neste artigo iremos abordar um questionamento que quase sempre acaba passando pela cabeça dos pais ou ainda responsáveis pela criação de um indivíduo que sofre com a Síndrome de Asperger.

Síndrome essa que é parte dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e atinge milhares de pessoas ao redor do mundo, e que muitas vezes vivem toda sua vida, sem saber que tenham esse “problema”.

Algo que quase sempre passa na cabeça dos cuidadores de Aspergers é o fato destes indivíduos terem grande dificuldade de compreender coisas “simples”, e uma grande facilidade em lidar com coisas complexas.

Tudo isso acaba deixando estes familiares com um sentimento de grande “impotência” por não conseguirem compreender bem tudo isso que acontece com seu ente tão querido que tenha o Asperger.

Não existem muitos artigos sobre este tema na web e por tanto, mais uma vez. Eu terei que usar minha “opinião” sobre o assunto com um pouco de conhecimento próprio.

Essas dificuldades encontradas por pessoas que tenham o Asperger, acredito que ocorram devido ao falto destes não conseguirem por vezes compreender o que estão tentando lhe “falar”. Ou seja, por vezes o indivíduo, simplesmente não acompanha o raciocínio de seu interlocutor e assim pode acabar não realizando a tarefa que lhe foi passada de forma satisfatória.

Existe ainda as dificuldades motoras que podem vir a influenciarem na execução de determinadas atividades, tidas como simples.

Como exemplo. Existem casos de Aspergers que em sua infância, não conseguem abotoar botões em roupas e ainda amarrar cadarços de sapatos. E não pense que eles ficam “felizes” com o fato de não conseguirem realizar o que lhe foi proposto.

Muitas vezes estes ficam se “martirizando” por não fazerem direito, algo que sabem que é fácil, mas que para ele é muito difícil de ser realizado.

Bem mais difícil do que compreender por exemplo, linguagens extremamente complexas de livros de física, ou ainda química, ou qualquer outro assunto de difícil compreensão.

O que vale mesmo nestes casos, onde o indivíduo não entendeu determinada tarefa a ele passada é que a pessoa que pediu essa determinada ação, tenha a paciência de explicar novamente de forma clara e objetiva, de preferencia mostrando como o “ato” deve ser executado.

Com exemplos práticos, fica bem mais simples para o Asperger, compreender aquilo que querem que ele faça. Uma linguagem clara e objetiva é uma das chaves para que esse pequeno “probleminha” seja solucionado.

Espero que tenha conseguido sanar ao menos em partes as duvidas referentes a este tema, e ainda quero novamente pedir a ajuda de todos com a publicação do meu livro.

Se puderem ajudar entre no link abaixo e deixe sua contribuição. Por mais que eu saiba que a campanha não será bem sucedida, não posso desistir.

AJUDE O ANTISSOCIAL:

http://catarse.me/livrooantissocial/

« »