BREAKING NEWS

Como são os tiques em uma pessoa com Asperger?

Foto: Reprodução

Não é de hoje que quem convive com uma pessoa que sofre com a Síndrome de Asperger, ou ainda com qualquer outro dos transtornos do Espectro Autista (TEA).

Sabe que esses indivíduos tendem a terem algumas “manias” que podem ser melhor definidas como “tiques”.

Esses tiques tendem a aparecer com maior frequência, quando o indivíduo esta em uma situação estressante para ele. Algo muito comum, quando este esta vivendo uma situação social, por exemplo.

Os tiques mais comuns em pessoas que tenham o Asperger são geralmente os que estão listados abaixo:

  1. Ficar se chacoalhando: Pessoas que tenham o Asperger ou ainda algum outro transtorno do TEA, por vezes ao ficarem estressadas começam a movimentar o corpo para frente e para traz. Ou apenas as pernas.
  2. Piscar os olhos com frequência: Quando estes indivíduos ficam estressados, eles tendem a piscarem de maneira intensa. Como se algo estivesse “errado” com seus olhos.
  3. Desvios do globo ocular: Podem ainda ao ficarem estressados apresentarem o famoso “revirar dos olhos” que para muitos, pode não ser entendido muito bem.
  4. Estalar da mandíbula: Por vezes estes indivíduos tendem a estalar a mandíbula ou simplesmente ficar mordendo os lábios.
  5. Dar de Ombros: Existem casos em que o Asperger pode dar de ombros, podendo ser interpretado por isso como uma pessoa “sem educação”.
  6. Estalar dos Dedos: A grande maioria dos indivíduos com Asperger tem a mania de estalar os dedos das mãos com frequência. Ou ainda apenas ficar esfregando uma mão na outra. Ou apenas movimentando os dedos, sem que esteja tentando alcançar algum objeto.
  7. Sacudir a cabeça de um lado pro outro: Este “tique” pode acontecer sem que o Asperger perceba e pode acabar virando motivo de “piada” por parte das pessoas que não entendem bem o motivo deste movimento.
  8. Movimentos de arrumação: Em situações de estresse, tem casos onde o Asperger começa a arrumar aquilo que estiver a sua frente. Mesmo que tudo já esteja em seu devido lugar.
  9. Bater a cabeça: Quando tensos alguns indivíduos com graus mais “severos” do TEA tendem a se “punir” batendo a cabeça ou ainda alguma outra parte do corpo contra algo.
  10. Cutucar feridas ou coçar os olhos: Pessoas com algum dos graus do TEA, tendem a cutucarem machucados, o ato é quase instintivo e por vezes acabam se machucando ainda mais. Outro “tique” comum é o ato de coçar os olhos, como se tivesse entrado “alguma” coisa que o esteja incomodando.

Estes são apenas alguns dos “tiques” que podem vir a acontecer na vida de Asperges e de outros indivíduos que tenham algum outro transtorno do TEA.

Quando algo do tipo acontecer, agora você já sabe que o indivíduo não esta fazendo aquilo por sua vontade. Mas por ser algo quase “automático”.

O ideal é procurar fazer a pessoa a se acalmar para que assim “contenha” esse tique que vem apresentando em determinada situação.

Ajude-me a publicar meu primeiro livro que foi inspirado em pessoas que tenham o Asperger e sofrem muito pela “falta de capacidade” de fazer novos amigos e ainda por se sentirem “estranhos”.

A historia do livro é bem interessante de ser acompanhada e mostra que pessoas que tenham o Asperger ou ainda qualquer outro transtorno qualquer que a torne “estranha” pode ser muito importante para uma sociedade.

A historia ainda nos revela que devemos dar valor em coisas que nos dias atuais, são vistas como irrelevantes, mas que no fim fazem total diferença.

APOIE O ANTISSOCIAL:

http://catarse.me/livrooantissocial/

 

« »