BREAKING NEWS

Como é o inicio da vida escolar de um Asperger?

Foto: Reprodução

Já falamos por aqui sobre os principais desafios que uma pessoa que sofra com a Síndrome de Asperger que é hoje denominada como sendo um dos transtornos do Espectro Autista (TEA) de grau leve.

Que faz com que esses indivíduos tenham grandes dificuldades na interação social e ainda em sua coordenação motora.

Um dos desafios destes indivíduos é o inicio de sua “inclusão” a sociedade. Que geralmente é iniciada junto com a vida escolar da criança.

Essa etapa da vida de uma criança que sofra com o Asperger ou ainda com qualquer outro dos transtornos do TEA, é extremamente difícil, tanto para a criança, quanto para seus pais.

Isso porque nem sempre a escola para onde a criança vai frequentar, esta preparada para receber uma criança que exija certa “atenção” especial. Em muitos casos, ao serem introduzidos no ambiente escolar, algumas crianças Aspergers tendem a apresentarem resistências em deixarem os pais irem embora.

Não que este fato também não aconteça com crianças tidas como “normais”, mais isso é mais acentuado nestas crianças que sofrem com o Asperger.

Pode ser que elas ate mesmo não queiram ir a escola de forma alguma, somente para evitarem o contato direto com outras crianças de sua idade.

Tudo isso acontece porque geralmente crianças que sofram com o Asperger não conseguem entender bem aquilo que outros de sua idade fazem. Estes tendem a serem muito racionais desde muito pequenos e não conseguem compreender bem muitas coisas, e assim se tornam isolados no ambiente escolar e podem apresentar problemas de socialização com as outras crianças que também não estão preparadas par conviver com as diferenças.

Ate certo tempo atras, essas crianças por apresentarem “comportamentos” fora do “normal” eram enquadradas em salas “especiais” onde somente crianças que eram denominadas como “diferentes” estudavam.

A questão é que geralmente o Asperger tem uma inteligência muito grande e assim acaba se adaptando rápido a tudo a sua volta, caso assim queira e consegue “enganar”, os profissionais destas escolas e acabam voltando para a sala onde as outras crianças “normais” estudam.

Para que o Asperger não sofra tanto ao ser introduzido ao ambiente escolar, seus pais precisam estar preparados para lidar com todas as emoções que devem surgir no mesmo nos primeiros dias.

E a escola precisa entender que por mais diferente que a criança Asperger possa ser, este é apenas uma criança como qualquer outra e são os profissionais que precisaram se adaptar a forma de aprendizado deste indivíduo.

Primeiro pelo fato deles serem colocados em um limite no qual não conseguem entender muito bem, por não compreenderem as emoções a sua volta e ainda terem dificuldades em seguirem regras.

Outro fato por não entenderem o porque das outras crianças não serem interessadas por seus “interesses” bem peculiares, o que o torna muito isolado do resto dos alunos.

O mais importante nisso tudo é a criança Asperger se sentir bem e mesmo que sofra tudo isso citado acima, ela precisa saber e sentir sem qualquer duvida que não é um “estranho”, ela precisa se sentir normal.

Ao menos isso fará que ela evolua com o tempo e assim não “sofra” tanto com a realidade a sua volta!.

O mais importante é o Asperger se sentir seguro e confiante, quando isso acontece ele passa a tentar se “adaptar” ao ambiente em sua volta.

Esperamos que tenhamos esclarecido ao menos um pouco sobre como é que as crianças Asperges se sentem ao serem introduzidas no ambiente escolar.

E se você puder contribuir para que o livro “O ANTISSOCIAL” que narra a historia de um jovem que sofreu muito durante a sua infância por não conseguir fazer novos amigos. E por se sentir isolado da sociedade que o cerca  e que com o tempo viu que sua vida não era exatamente como imagina ser.

Entre no link abaixo e deixe sua contribuição para que esse livro seja publicado e as pessoas conheçam ao menos em partes como é que alguém tido pela sociedade como sendo uma pessoa sem capacidade social se sente e como ele pode ser importante para a mesma. Se for enxergado da forma correta.

Apoie O ANTISSOCIAL:

http://catarse.me/livrooantissocial

« »