BREAKING NEWS

Um pouco sobre a Síndrome de Asperger na Adolescência

Foto: Divulgação

Neste artigo iremos falar sobre a adolescência em portadores da Síndrome de Asperger. Como todos devem saber e já tenham vivido ou ainda estejam vivenciando.

A adolescência é uma das fases mais complicadas na vida de um indivíduo, seja ele uma pessoa “normal” ou ainda um portador de Asperger ou qualquer outro transtorno qualquer.

É na adolescencia que as maiores mudanças acontecem na vida dos indivíduos, sejam essas mudanças físicas, hormonais ou ainda psicológicas.

É na adolescência que boa parte da vida social de um indivíduo é iniciada. E para os portadores da Síndrome de Asperger essa é uma das etapas mais difíceis de suas vidas. Como todos já devem saber a Síndrome de Asperger é um transtorno do Espectro Autista que afeta a interação social dos indivíduos que a possuem. Algo que pode dificultar a comunicação destas pessoas, e que as torna jovens isolados do resto do mundo e muitas vezes depressivos.

Na adolescencia com todas as alterações hormonais ocorrendo, os jovens portadores de Asperger tem um turbilhão de sensações e assim acabam tendo dificuldades de compreender convenções sociais e ainda dificuldades em expressar de maneira clara aquilo que esta sentindo.

Nesta etapa da vida a interação dos pais com o jovem é essencial, visto que eles precisaram ser o seu “guia” para que os jovens Aspergers se adaptem a todas as mudanças que estão acontecendo consigo. Uma atenção redobrada deve ser prestada em todas as atitudes do filho.

Segundo a Federação Nacional do Asperger da Espanha as principais dificuldades enfrentadas por adolescentes portadores do Asperger são as listadas abaixo:

  1. Imaturidade Emocional
  2. Interesses em desacordo com sua idade
  3. Consciência da diferença e da solidão
  4. Sentimentos de incompreensão
  5. Sentimentos de vulnerabilidade
  6. Depressão
  7. Estresse repentino
  8. Ansiedade extrema
  9. Auto Abandono
  10. Aumento dos hiperfocos

Todos esses fatores listados acima são apresentados em jovens portadores do Asperger, claro que em cada indivíduo esses fatores aparecem em diferentes níveis.

A fase da adolescência, segundo a ciência moderna é o ciclo da vida que vai a partir dos 10 anos de idade indo até cerca de 19 anos, quando o jovem deixa de ser adolescente e passa a ser um jovem adulto.

É na adolescencia que portadores do Asperger sofrem muito por conta de suas dificuldades em fazer novas amizades, não pelo fato de não quererem isso, mais porque não sabem bem como realizar essa tarefa simples.

Isso pelo fato deles não saberem ao certo como iniciar um dialogo que possa ser compreendido por outros da sua idade, já que jovens com Asperger tendem a ter interesses não muito convencionais ao resto dos jovens tidos pela sociedade como “normais”.

Por conta de todos esses fatores muitas vezes esses adolescentes portadores do Asperger se tornam seres isolados e solitários, por não se aproximarem de outros pelo medo de ser visto como um “maluco” com assuntos “bizarros” e nada interessantes.

Tudo isso citado acima esta presente no livro O ANTISSOCIAL que narra a historia de Ale um jovem que passa por todas as etapas da vida de alguém que sofra de Asperger e as supera com muita garra e determinação. Se você puder nos ajudar contribuindo para que o livro seja publicado e ainda queira ler essa fascinante historia, clique no link abaixo:

http://catarse.me/livrooantisssocial

« »
0 Comments

    lilianeelaiane

    junho 13, 2017 at 12:48 pm

    Excelente texto!

      Fernando Bernardes

      junho 14, 2017 at 12:48 pm

      Obrigado. Muitos outros irão ser publicados por aqui. Fique ligada!

    Renata Martinoni

    junho 14, 2017 at 12:48 pm

    Não consigo entrar na Catarse. Será que o endereço está errado?

      Fernando Bernardes

      junho 14, 2017 at 12:48 pm

      O link foi atualizado!. Estava com um erro.

  • Pingback: Um pouco sobre o Asperger em Adultos | O ANTISSOCIAL

  • Flávio Souza

    junho 14, 2017 at 12:48 pm

    Parabéns!